Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio Grande do Sul > Paverama > Morro do Yeye

Ampliar imagem Morro do Yeye
Foto: CJ Marchioro
Ampliar imagem Morro do Yeye
Face Leste. Foto: José Luciano Cavalheiro.
Morro do Yeye
Cadastrada por: Luciano Bender, em 19-05-2021 às 16:44
Descrição: Localizado na fronteira dos municípios de Paverama, Tabaí, Montenegro e Triunfo, o Morro do Cabrito ou Morro do Yeye foi palco de diferentes acontecimentos e atualmente abriga rica diversidade da flora e da fauna locais, além de setores de escalada nos quais predominam vias com proteções fixas de até três enfiadas.

A primeira ascensão do Morro do Yeye foi realizada na década de 1950 pelo pastor luterano e montanhista alemão Wilhem Edel, acompanhado do morador local Adalberto Schmidt. No relato redigido em alemão e enviado por correspondência ao pastor luterano Rudi Rommel, Wilhem Edel descreve com minúcia de detalhes o processo de preparação para a ascensão e a ascensão em si mesma, incluindo o estudo do terreno, a confecção de grampos de aço para a escalada (que acabaram, segundo ele, não sendo utilizados), a ascensão, a descida e suas repercussões. Há controvérsia em relação ao ano em que esta primeira ascensão ocorreu: no relato de Wilhem Edel, consta que foi em 1956; já no relato da primeira repetição desta rota por Edgar Kitellmann e Rodolfo em 1956, consta que ela teria ocorrido em 1953. Quanto à data, entretanto, não resta dúvida: ocorreu no dia 24 de maio, como atestam o recorte da notícia veiculada na época e o próprio relato da repetição da rota redigido por Edgar Kitellmann.
Como chegar à base: SETORES SUL / SUDESTE / SUDOESTE: acesso por trilha costeando o morro, desde o setor sul ou desde o setor nordeste. Também pode ser acessado por rapel a partir da cume.

SETOR LESTE: acesso por trilha costeando o morro, desde o setor sul ou desde o setor nordeste. Também pode ser acessado por rapel a partir da cume.

SETOR NORDESTE: acesso ao platô de cima via rapel norte ou a partir da parada das vias 6, 7 e 8. Acesso à base das demais vias: trilha que contorna o morro.

SETOR NOROESTE: acesso pela trilha que contorna o morro. Também pode ser acessada por rapel a partir do cume.
Fonte: https://ecocroquis.wixsite.com/yeye?fbclid=IwAR1B0QEFoBlIl48K0sLE6N185oCHkTLZnZtCfCamSwfFD2eEei_IArPbtQ4
Coordenadas: -29.633702731936946,-51.65645932250223
Encontrou algo errado? Clique aqui